Atenção prestadores de serviço de saúde: CUIDADOS COM O PACIENTE| Post #2

Auditoria

Atenção prestadores de serviço de saúde: CUIDADOS COM O PACIENTE| Post #2

O fato de o paciente ser a pessoa mais importante em um sistema de assistência médica deve ser reconhecido por todos aqueles que trabalham no sistema. Esse único fator faz uma diferença significativa no atendimento ao paciente em qualquer hospital.

Aspectos não médicos de forma detalhada:

1️⃣ Acesso: A acessibilidade e disponibilidade do hospital e do médico devem ser garantidas a todos aqueles que necessitam de cuidados de saúde.

2️⃣ Espera: Os tempos de espera para todos os serviços devem ser minimizados. Na maioria dos países em desenvolvimento, a alta demanda por serviços muitas vezes torna isso um grande problema. No entanto, deve ser abordado de forma eficaz por meio da revisão contínua das respostas do paciente e outros dados e usando esse feedback para fazer as mudanças necessárias nos sistemas.

3️⃣ Informações: As informações e instruções do paciente sobre todos os procedimentos, tanto médicos quanto administrativos, devem ser bem claras. Conselheiros de pacientes bem treinados formam um elo eficaz entre o paciente e a equipe do hospital e tornam a experiência do paciente melhor e a tarefa dos médicos muito mais fácil.

4️⃣ Administração: Os procedimentos de check-in e check-out devem ser “amigáveis ​​ao paciente”. Por exemplo, para pacientes internados, instituímos um sistema de alta dos pacientes em seus quartos, eliminando a necessidade de o paciente ou sua família ir a outro consultório ou balcão do hospital e aí esperar por um longo tempo.

5️⃣ Comunicação: A comunicação com o paciente e a família sobre possíveis atrasos é um fator que pode evitar muita frustração e ansiedade. A criação de um ‘Departamento de Assistência ao Paciente’ especial com um Administrador em tempo integral ajudou significativamente nossa instituição e aprimorou nossas interações com os pacientes e suas famílias.

6️⃣ Serviços auxiliares: Outros serviços, como comunicação, alimentação, etc., devem ser acessíveis tanto aos pacientes quanto aos familiares que os atendem.

Acompanhe o nosso próximo post que detalhará os aspectos médicos que influenciam no atendimento ao paciente.

#ibdcni#medicinaesaude#atendimentomedico#paciente

ℹ️ community eye health
📷 freepik

Avatar IBDCNI

Escrito por

IBDCNI

Instituto

Instituto Brasileiro de Direito, Conformidade e Normas Internacionais.