Como podemos melhorar o cuidado do paciente ? Post #1

Auditoria

Como podemos melhorar o cuidado do paciente ? Post #1

Melhorar o atendimento ao paciente tornou-se uma prioridade para todos os prestadores de cuidados de saúde com o objetivo geral de atingir um alto grau de satisfação do paciente.

Maior conscientização do público, aumento da demanda por melhores cuidados, competição mais acirrada, mais regulamentação de saúde, o aumento de litígios por negligência médica e preocupação com resultados ruins são fatores que contribuem para essa mudança.

A qualidade do atendimento ao paciente é essencialmente determinada pela qualidade da infraestrutura, qualidade do treinamento, competência do pessoal e eficiência dos sistemas operacionais. O requisito fundamental é a adoção de um sistema “orientado para o paciente”.

Os problemas existentes na área de saúde estão relacionados a fatores médicos e não médicos e um sistema abrangente que melhore ambos os aspectos deve ser implementado.

Os sistemas de saúde nos países em desenvolvimento enfrentam um desafio ainda maior, uma vez que a qualidade e a recuperação dos custos devem ser equilibradas com oportunidades iguais no atendimento ao paciente.

Alguns dos problemas não médicos que precisam ser resolvidos para melhorar o atendimento ao paciente estão listados abaixo:

1️⃣ Acesso;
2️⃣ Espera;
3️⃣ Informações;
4️⃣ Administração;
5️⃣ Comunicação; e
6️⃣ Serviços auxiliares

Abaixo os dos problemas médicos que precisam ser resolvidos:
👎 Pessoal treinado;
👎 Equipamento;
👎 Uso de instrumentos adequados;
👎 Uso de medicamentos apropriados; e
👎 Uso de novas tecnologias

Nos próximos posts vamos descrever cada atividade acima de forma detalhada. A melhoria do atendimento ao paciente é um processo dinâmico e deve ser prioridade nas mentes do pessoal médico.

#ibdcni#ibdcnimedicinaesaude#medicinaesaude#medicina#saude#medico#paciente#hospital#cuidados#pacientes#clinica#atendimentomedico#atendimento#cursos#treinamentos#capacitação#ead#ensino#cliente

ℹ️ community eye health
📷 freepik

Avatar IBDCNI

Escrito por

IBDCNI

Instituto

Instituto Brasileiro de Direito, Conformidade e Normas Internacionais.