O que é auditoria interna em uma empresa?

Governança, Risco e Compliance

O que é auditoria interna em uma empresa?

A transformação dos negócios alcançou um patamar inédito de intensidade e complexidade, impulsionada por novas tecnologias, mudanças regulatórias, fluxo veloz de informações sem fronteiras, modelos operacionais diversificados e preocupação crescente com riscos. Temos mais dados, ferramentas e recursos inovadores à disposição.

Além disso, novas expectativas por parte de líderes empresariais, investidores, órgãos reguladores e tantos outros stakeholders entram em cena. As organizações buscam uma experiência de auditoria que seja capaz de refletir uma nova dinâmica de gestão – mais ágil, objetiva, assertiva e que traga valor de fato aos negócios.

A auditoria interna é uma forma de avaliar a eficiência de algum processo específico em sua empresa, a fim de aperfeiçoá-lo! Além de verificar a necessidade de mudanças em sua organização, como a necessidade de novas normas internas. Ou apenas para garantir a melhoria contínua.

Esse tipo de auditoria pode ser especificada de duas formas:

📌 Auditoria de primeira parte: essa avaliação pode ser realizada pela própria empresa com funcionários treinados e orientados para a execução deste procedimento;

📌 Auditoria de segunda parte: ocorre quando sua empresa audita um fornecedor ou prestador de serviços.

Fique por dentro das notícias e dos nossos serviços. Nós podemos auxiliar você e sua empresa.

ℹ deloitte e templum
📷 freepik

Avatar IBDCNI

Escrito por

IBDCNI

Instituto

Instituto Brasileiro de Direito, Conformidade e Normas Internacionais.