A gestão e cultura organizacional são complementos quando se falar em sucesso de uma organização. A primeira é responsável pela administração como um todo e quando ela é desenvolvida com excelência o triunfo é o principal resultado. A segunda é um acréscimo para os bons faturamentos.
A gestão de pessoas envolve práticas para administrar os Recursos Humanos de uma empresa, promovendo o bem-estar, crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. Ela inclui a resolução de conflitos, atenção a problemas que impactam o desenvolvimento dos colaboradores, e a promoção de um ambiente de trabalho positivo. Com uma boa gestão, os colaboradores se sentem motivados a entregar melhores resultados, o que contribui para o sucesso da organização. Os principais pilares da gestão de pessoas são motivação, comunicação eficiente, trabalho em equipe, conhecimento e competência, e treinamento e desenvolvimento.
A cultura organizacional define a rotina, é um conjunto de diretrizes que guiam os comportamentos e mentalidades dentro da empresa, sendo formada por práticas, valores, crenças e sistemas. Ela é estabelecida pelos fundadores e líderes da empresa, que devem alinhar as ações dos colaboradores com a visão da organização.
De modo geral, as pessoas passam a maior parte do seu dia dentro dos ambientes de trabalho, transformando a empresa em um ambiente próprio. A organização evolui a partir desses relacionamentos e da definição de normas, valores e princípios que constituem os comportamentos e a cultura do ambiente.
É possível perceber que a gestão e cultura andam lado a lado. Pois o líder tem a missão de contagiar a sua equipe, mostrando a ela o que a empresa espera dela. Mas claro, sem esquecer que é necessário valorizar cada colaborador que contribui para que esse objetivo seja alcançado. Uma cultura bem definida e comunicada promove um ambiente de trabalho coeso e produtivo.
Como disseminar a cultura organizacional entre os colaboradores?
A motivação é fundamental para que as pessoas continuem exercendo suas atividades com prazer, proatividade e eficiência. No entanto, apenas o dinheiro não é capaz de satisfazer as necessidades dos colaboradores, que também buscam realização pessoal em seu trabalho. Além de estarem motivados e satisfeitos com as atividades, os colaboradores valorizam o bem-estar, a saúde mental, os valores positivos que a empresa transmite e a qualidade de vida.
A política organizacional deve ser clara nas definições e guias de ações e precisa ser traduzida nas ações dos colaboradores no dia a dia, sempre com transparência. A liderança é essencial, pois os líderes refletem os valores da empresa e incentivam as estratégias empresariais, promovendo o engajamento dos funcionários. As ações contínuas garantem a assimilação das crenças da empresa por todos os funcionários, uma vez que a cultura organizacional é adquirida de forma constante. A comunicação interna é crucial para criar um sistema de informação que integra os funcionários, utilizando murais, informativos, eventos e tecnologia para esse propósito.
Garanta que sua empresa esteja pronta para enfrentar os desafios de hoje e aproveitar as oportunidades!
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Por: Instituto Bertol
- Fontes: Portal Solides – Sabrina Siqueira
- Gupy | Blog – Guilherme Dias